Este artigo originou-se da palestra proferida por Ken Wilber, em dezembro de 2017, no Simpósio WHAT NOW. Pense um pouco sobre essas ideias, experimente essas práticas, incorpore-as a sua Prática Integral de Vida e veja o que acontece…


Os Sentimentos da Iluminação
Por Ken Wilber | Tradução de Ari Raynsford

Venho apresentando uma Abordagem Integral à realidade desde o meu primeiro livro, O Espectro da Consciência, que foi escrito quando eu tinha 23 anos – isso foi quase meio século atrás. E ao longo dos anos, tem sido interessante ver o que várias pessoas – as que adotaram a Estrutura Integral – fizeram com os aspectos espirituais da mesma; o que fizeram com a dimensão Waking Up [Despertar]… Porque cerca de metade das pessoas que usam a Estrutura Integral parece incluir a dimensão espiritual e cerca de metade, não.

Eu nunca sustentei que alguém tivesse de abraçar a espiritualidade para poder usar uma Abordagem Integral – você é totalmente livre para incluir ou não a espiritualidade, a seu bel-prazer. Na cultura atual, muitas pessoas inteligentes esquivam-se completamente de tópicos religiosos, devido em grande parte ao modo verdadeiramente infantil como a maioria da espiritualidade institucionalizada é praticada – em um nível baixo de Growing Up [Crescimento], mágico ou mítico, sem nenhum Waking Up. Agora, na minha vida, eu procuro incluir a dimensão espiritual de forma madura e integral, proveniente de um nível elevado de Growing Up, e incluir as melhores tradições de Waking Up. Acredito que uma espiritualidade integralmente interpretada e integralmente fundamentada é uma dimensão profundamente importante da nossa existência. Afinal, as Grandes Tradições da Sabedoria mantêm vigorosamente essa dimensão espiritual como o Fundamento de Todos os Seres, representando uma genuína Verdade suprema, e não simplesmente uma verdade relativa oferecida, por exemplo, pela ciência (embora as verdades relativas da ciência certamente precisem ser incluídas – esse é um ponto central da Abordagem Integral).

Mas por que, especialmente no mundo de hoje, tem sido uma boa ideia incluir um autêntico componente de Waking-Up na minha vida? Por que precisamos de algo como uma prática de Waking-Up em primeiro lugar? Existe realmente algo chamado Iluminação, Despertar, Satori, Moksha, a Grande Libertação?

Para ler a íntegra deste artigo clique aqui!

Compartilhar: