Abordagem Integral

Nos últimos 30 anos temos testemunhamos um notável fato histórico: atualmente, todas o conhecimento do mundo está disponível. E se tentássemos encontrar os elementos essenciais para facilitar o crescimento e desenvolvimento humano, apoiando-nos na totalidade do conhecimento que hoje temos a nossa disposição? De fato, ao longo das últimas décadas, ocorreu uma extensa busca por este mapa abrangente, integral. Esse mapa se chama Modelo Integral (AQAL). ​

Para saber mais, leia Uma visão geral da teoria Integral

Um mapa Integral O modelo Integral é composto por 5 elementos. Nós os chamamos de quadrantes, níveis, linhas, estados e tipos. Como você verá, todos estes elementos estão, neste instante, disponíveis em sua própria consciência. Estes 5 elementos não são conceitos meramente teóricos; são aspectos de sua própria experiência, contornos de sua própria consciência, como você poderá facilmente verificar. A familiaridade com os 5 elementos do Modelo Integral (veja abaixo) irá ajudá-lo a orientar-se mais fácil e completamente nessa excitante jornada de descoberta e despertar.

Leia também Um novo óculos para os mapas da realidade

QUADRANTES são duas das distinções mais fundamentais do Kosmos: interior/exterior e individual/coletivo. As quatro intersecções decorrentes resultam no interior e o exterior do individual e do coletivo.

NÍVEIS são estruturas de ordem superior que emergem à medida que a evolução penetra em novos territórios. Essas estruturas refletem altitudes de consciência (como egocêntrico, etnocêntrico, mundicêntrico).

LINHAS são áreas específicas em que o crescimento e o desenvolvimento podem ocorrer (por exemplo, moral, interpessoal, música, cognitiva, etc). São também chamadas de “inteligências múltiplas”.

ESTADOS são formas temporárias, mutáveis e às vezes intensificadas de consciência (por exemplo vigília, sonho, sono profundo, estados meditativos, estados de fluxo e experiências de pico).

TIPOS são estilos ou características horizontais disponíveis para qualquer nível de desenvolvimento (como masculino e feminino, expressões, diferenças culturais ou tipos de personalidade).

Ken Wilber é frequentemente chamado de “o Einstein dos estudos sobre a consciência”. É um proeminente estudioso do estágio Integral de desenvolvimento humano. Reconhecido internacionalmente como uma importante liderança, foi o fundador do Integral Institue e co-fundador do site Integral Life. Ken Wilber é um dos filósofos mais importantes do mundo atual. Ele é o escritor acadêmico mais amplamente traduzido da América, com 25 livros traduzidos para cerca de 30 idiomas estrangeiros. Atualmente vive em Denver, Colorado, e ainda atua como filósofo, autor e professor. Ken é o criador da primeira filosofia verdadeiramente abrangente ou integradora do mundo, apropriadamente denominada “Teoria Integral”. Na seção livros, logo abaixo, você encontra uma relação das obras de Ken Wilber publicadas em português.

Livros

+ aqui

Sexo Ecologia Espiritualidade

Sexo Ecologia Espiritualidade

Lançado originalmente em 1995, o livro Sexo, Ecologia, Espiritualidade trata, em sua essência, da evolução em seu sentido mais amplo. Neste tour de...

Ken Wilber em Diálogo

Ken Wilber em Diálogo

Ken Wilber em Diálogo é um livro que discorre de maneira bem clara acerca do tema dos estudos transpessoais, tema que foca sua análise nas...

A Prática de Vida Integral

A Prática de Vida Integral

O livro A Prática de Vida Integral apresenta mais que um novo método de autodesenvolvimento. Ele aborda uma forma de entender - e de aplicar -...