Categoria

Mais Informações

INSCRIÇÕES

Data

09 nov2019

Tempo

09:00 - 17:00

O Pensamento Integral de Ken Wilber

Com Ari Raynsford
Sábados 10/08, 14/09, 05/10 e 09/11
Horário: 09:00 às 17:00

Diante de tantas teorias científicas, saberes e tecnologias, às vezes esse mosaico de ideias pode nos confundir por parecer amplo, diverso e caótico demais.

A genialidade de Ken Wilber foi perceber que cada ramo do conhecimento vê uma parte da verdade, que precisa ser complementada e integrada a outros saberes.

Visando a facilitar a vida humana, no início da década de 70, aos 23 anos, Ken Wilber começou por fazer uma síntese das mais importantes tradições psicológicas, filosóficas e espirituais do Oriente e do Ocidente – depois incluindo as ciências físicas, humanas e outros saberes. Esta é a chamada Teoria Integral, um mapa do conhecimento, ou uma espécie de “GPS” de todos os saberes humanos para ajudar as pessoas a se situarem e procurarem soluções para si e para o mundo a seu redor.

Ken Wilber foi muito bem-sucedido em seu objetivo. No final dos anos 90 fundou o Integral Institute, congregando pesquisadores de dezenas de áreas do conhecimento, que passaram a aplicar a Teoria Integral em suas respectivas áreas.

Também nós podemos nos beneficiar dessa visão e descobrir o que nos complementa e como podemos nos integrar melhor ao nosso ambiente – construindo uma prática de vida integral pessoal.

Igualmente, a Teoria Integral nos ajuda a compreender os outros, situando-os no “mapa” da consciência e legitimando suas posições dentro do cenário maior.

A Teoria Integral organiza e coloca em perspectiva todos os saberes, promovendo a clareza e o encantamento diante da interligação de todos eles.

Este curso apresenta a Teoria Integral de forma muito didática e accessível.

OBJETIVO
a) Expor em detalhes o Modelo Integral, ressaltando seus conceitos transformadores, abrindo caminhos e gerando oportunidades para a realização pessoal, profissional, familiar e comunitária.
b) Discutir a Prática de Vida Integral e seus efeitos no crescimento pessoal e interpessoal nos níveis do corpo, mente e espírito.

GRANDES TEMAS

a. O espectro da consciência;
b. A espiral do desenvolvimento;
c. A complexidade humana.


DOCENTE

Ari Raynsford é Doutor em Engenharia Nuclear e Mestre em Engenharia Mecânica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estudioso da obra de Ken Wilber há 25 anos, nos últimos 17 anos tem se dedicado a divulgá-la, ministrando cursos e palestras, coordenando grupos de estudo e traduzindo livros e artigos.

 

Compartilhar:
  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos